Placa Preta

Aqui você encontra todas as informações necessárias para a obtenção da Placa Preta para sua preciosidade.

O novo código deixou os antigomobilistas assustados, sem saber o que fazer, pois os veículos antigos não poderiam acompanhar o rigor estabelecido, a não ser com grandes modificações e adaptações, ferindo assim a originalidade dos mesmos.


Foi quando alguns clubes de São Paulo se uniram e tomaram a iniciativa, e com o apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos, agendaram reuniões com autoridades ligadas ao assunto, como os Deputados Getúlio Hanashiro e Ary Kara José, o Dr. Orlando Miranda Ferreira – Diretor do Detran-SP e o Major Luiz Flaviano Furtado – Diretor de Fiscalização do Detran SP. Em todas as reuniões foi ressaltada a importância histórica e cultural dos veículos antigos, sendo o objetivo fundamental dos participantes antigomobilistas, a regulamentação da lei que institui a placa preta, sem as restrições da lei assinada pelo Presidente Itamar Franco.

 

O grupo chegou até Brasília – DF com o Diretor do Contran o Dr. José Roberto de Souza Dias, e a partir daí, com novas reuniões. O antigomobilismo brasileiro obteve a grande conquista com a publicação da Resolução – 56 do Contran, de 21 de maio de 1998, e a Portaria – 003 do Denatran, de 08 de junho de 1998. Ficou então regulamentada a Placa Preta, para veículos antigos.

Dúvidas Frequentes

Somente pessoas autorizadas pela Comissão de Vistoria para Veículos de Coleção podem realizar vistorias.

As vistorias são feitas sómente aos segundos sábados na nossa sede mediante agendamento prévio pelo telefone (11) 3207-1950.
NÃO realizamos vistorias em domicilio.

Se você é de outro Estado, aconselhamos que acesse o site da FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos, e procure um clube filiado mais próximo de você.

Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA : www.fbva.com.br

Pela regulamentação do Novo Código Brasileiro de Trânsito, os veículos lacrados com placas pretas tem as seguintes vantagens:


* Dispensa da Inspeção Veicular.
* Dispensa do uso de equipamentos obrigatórios, homologados posteriormente a fabricação do veículo.
* Livre trânsito em todo o Território Nacional.
* Classificação do veículo como “Veículo de Coleção”,.

O Fusca Clube® do Brasil é autorizado a emitir o Certificado de Originalidade de Veículos Antigos pelo DENATRAN desde 10 de abril de 2002, conforme publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) ano CXXXIX, nº. 68 de 10/04/2002, página 46 (clique aqui).


De acordo com os itens apontados em uma planilha, que considera isoladamente itens originais de fábrica, tais como: mecânica, elétrica, carroceria, cor, adornos e acessórios, conferindo assim uma somatória de pontos, (no mínimo 80 de 100 pontos), que possibilita a confecção do “Certificado de Originalidade” do veículo, garantindo assim o direito de lacração com placas de coleção, (pretas).

» O veículo deverá estar com placas cinzas. Não são aceitos veículos com placas Amarelas;
» DUT e seguro obrigatório pago;
» DPVAT;
» A documentação deverá estar em dia;
» O veículo deverá estar em nome do associado.

» O veículo deverá estar em ordem (veículos sujos ou em mau estado de conservação não serão avaliados);;
» Tinta gasta em excesso, mesmo que original, amassados ou trincados podem reprovar o veículo;
» Perfeito funcionamento dos itens de segurança (faróis, lanternas, piscas, luz de freio, buzina, etc.);
» Pneus carecas ou em mau estado reprovam o veículo;
» Veículos mau restaurados ou pintados excluem o veiculo da vistoria.
» O Veículo tem que estar completo, montado; partes ou peças faltantes, (não instaladas) podem reprovar o veículo

» Cor – Deverá ser do Ano/Modelo do veículo, pintura saia e blusa (duas cores) não é original de Fuscas nacionais, portanto são consideradas excludentes;
» Motor – Do Ano/Modelo do veículo / cilindrada;
Obs.: Obs.: Fuscas 1200cm³ utilizando o 1300cm³ (BF ou BJ) serão permitidos, a pontuação da planilha de avaliação para este item será “zero”. Outra cilindrada, (1500 ou 1600) é excludente;.
» Rodas e Pneus – Rodas poderão ser acessórios de época mas de fábrica, porém os pneus deverão ser na medida original do veículo;
» Insulfilm (Película) – Não é admitido nenhum tipo de insulfilm nos vidros, mesmo que seja claro, (veículos com insulfilm não serão avaliados);
» Bancos Altos – Não são admitidos bancos modernos, altos, adaptados ou fora dos padrões da época do veículo;
» Veículos modificados – Não manter as características originais do veículo.

» O interessado na obtenção do Certificado de Originalidade deverá estar em dia com a secretaria do Clube;
» Agendar a revistoria quando de seu vencimento;
» Não modificar as caracteristicas do veiculo, cfe. o Pedido de Certificação assinado pelo próprio associado;
» Informar o Clube quando da venda do veículo, ídem ao novo proprietário;

Fusca Clube do Brasil tem por obrigação cancelar o Certificado de Originalidade de veículos que não mantenham as mesmas condições de originalidade da vistoria.
A diretoria do Clube estará sempre presente em eventos, identificando veículos com Placa Preta descaracterizados e denunciando à Federação Brasileira de Veículo Antigos – FBVA, para que providências sejam tomadas. Toda e qualquer denúncia de veículos certificados pelo Fusca Clube do Brasil deverá ser encaminhada ao e-mail [email protected] informando a placa do veículo, se possível com foto.

Vistoria PP

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  • O veículo deverá estar com placas cinzas.
  • DUT (xerox com seguro obrigatório pago)
  • Estar em dia com a anuidade do Clube
  • DPVAT
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